terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PAGAMENTO DA TARIFA E VENDA/RECARGA DE CARTÃO


ü  TARIFA

Atualmente Fevereiro de 2015, o valor unitário da passagem é de $5 (cinco pesos), mais ou menos R$1,50 (Um real e cinquenta centavos). Todos os ônibus contam com um máquina canceladora, que cobra a tarifa, através de um cartão sem contanto - TSC ou através de moedas (pesos argentinos), as moedas podem ser exatas ou a máquina te devolve o troco. Não são aceitas notas de nenhum valor.

Eu, já vi uma pessoa entrar no ônibus sem nenhum dos dois (moeda e cartão) e pedir para alguém pagar a passagem que ela dava os $5,00, e acredite, uma alma caridosa o fez e assim conseguiu seguir viagem.

A cobrança da tarifa é eletrônica e efetivada uma vez que o cartão for aproximado no validador (visor de cor preta e com uma etiqueta adesiva) ele emitirá um aviso sonoro, no painel parecerá à luz verde e em seguida ocorrerá à emissão do papel, comprovando o pagamento da passagem.

ü   VENDA E RECARGA DE CARTÃO

O Cartão pode ser comprado em mais de 700 pontos na rede de venda e recarga, a um custo de $ 20 e no mesmo lugar que você compra, pode carrega-lo com dinheiro.
Visite o site: http://www.etr.gov.ar/pto_recarga.php e consulte o comércio que realiza a venda e recarga mais próxima. Como dica, um ponto na região central: Rua Mitre x Rua Santa Fé (rua: Mitre, altura do número 700, em frente ao banco Macro) e também sempre que entrar em um “kiosko”, fique atento ao entrar ou passar por um comércio e ver a sigla EMR de cor laranja, indicando que é um ponto de venda e carga de cartão.





O passageiro pode viajar duas vezes sem ter saldo no cartão e assim que fizer uma nova recarga será deduzido o valor da tarifa utilizada.
É possível fazer baldeação de um ônibus para o outro, pagando somente 33% do valor da passagem, o tempo para fazer uso, pode variar entre 60 e 90 minutos conforme horário e dia da semana.
Podem ser realizadas recargas em caixas automáticos de banco. Recarregar na promoção, onde carrega com $ 170 e recebe no cartão $ 200! Visite: http://www.etr.gov.ar/info_tsc.php.

* Atualização em Outubro de 2015.
 Desde agosto de 2015:
  • MOVI (tarjeta sin contacto): $5,75.
  • Boleto ocasional: $6,50 em moedas.
  • Franquia para estudante: $2,90 por viaje.
  • Bandiação, com caro: $1,90 e $0,96 (franquicia estudiantil).
Promoção carrega com $ 196 e recebe no cartão $ 230.


Para franquias para estudantes de pré-escola, primária e secundária, solicitar no site: http://www.rosario.gov.ar/tramitesonline/tramite.do?id=354. Existem também franquia para Universitários http://www.emr.gob.ar/informacion.php?id_info=236. Para maiores informações dirija-se ao Centro de la Juventud (Avenida Belgrano 950). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário