terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O TRANSPORTE PÚBLICO – ÔNIBUS


ü  Ônibus



Podemos considerar que Rosário é uma cidade pequena, porém evoluída nos moldes de cidades Europeias, como Amsterdam no qual, você sabe a hora que o ônibus vai passar no ponto através de mensagens de texto e com Luxemburgo onde não existe cobrador dentro do ônibus. Todavia, a frota não é nova, nem tão pouco moderna, mas os acentos estão bem conservados e se você tiver sorte pode entrar em um com ar condicionado.
A quantidade de linhas e ônibus atende a população, mesmo em horário de pico não estão superlotados. O transporte público funciona em termos de pontualidade, praticidade e conforto. Existem em Rosário 43 linhas de transporte urbano de passageiros (TUP), dos quais 16 têm filiais.
O serviço abrange seis distritos e atinge todas as áreas da cidade, realizando cerca de 500 mil viagens por dia. O serviço de transporte urbano é gerenciado por três empresas: a empresa privada Rosário Bus; uma economia mista, Empresa Mista de Transporte Rosário (E.M.T.R.) e una de gestão estatal, Semtur.

ü  Ponto de Embarque e desembarque


               
Os pontos de ônibus podem estar cobertos e descobertos, mas todos terão uma representação padrão em Rosário. O "P" significa "parada"; uma lista com os números das linhas de ônibus que permitem subir ou descer passageiros naquele ponto, e algumas recomendações ou até mesmo o resumo do percurso de todos os ônibus. E um número escrito em cor branco e dentro de um retângulo de cor laranja, com 4 dígitos que corresponde número daquela parada.
Se você estiver em uma rua e passar um ônibus que você já conhece e costuma tomar, não se anime, procure o ponto de ônibus com a identificação desta linha, porque cada ônibus tem seu ponto de embarque e desembarque, não é porque aquele ônibus passa naquela rua que vai parar em todos os pontos.
Existe também o mesmo número de linha com duas cores diferentes, fiquem atentos, não duas cores diferentes porque fazem distintos percursos, se informe se os dois ou somente um vai ao seu destino. Exemplo: linha: 142 preta e vermelha.
De modo geral, o embarque é realizado pela porta da frente e o desembarque pela porta de trás.
Sempre que precisar pode perguntar ao motorista se o ônibus passa na parada que você quer descer e também se ele pode de avisar quando chegar o lugar do seu desembarque. Exemplo: " Una pregunta. Me deja en San Martin Y Uriburu. Me puede avisar. “Gracias”. Como questão de segurança de madrugada evite sentar nos fundos. Em ambos os casos, você pode descer pela porta da frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário