segunda-feira, 16 de março de 2015

PARA TRABALHAR LEGALMENTE NA ARGENTINA

ü  CUIL


 


Para trabalhar legalmente não basta ter só o DNI, você precisa ter o CUIL.

CUIL: Código Único de Identificação Laboral.  É um documento necessário para trabalhar 100% legal na Argentina e é tão importante (na verdade até mais) quanto o DNI.

É um sistema único de registro laboral: Ministério de trabalho, emprego e seguridade social.

Felizmente dentre os documentos que você precisa tirar aqui na Argentina, o CUIL é o mais rápido, sai no mesmo dia. 
Para para tramita-lo, você vai precisar enfrentar uma fila enorme, como aquelas encontradas no banco em dia de pagamento de salário.


Se você não tem o CUIL, suas chances de conseguir emprego legal diminuem, o ideal é ir procurar emprego já com todos os documentos em mãos (DNI e CUIL).

Em rosário procure uma unidade de ANSES (Administración Nacional de  la Seguridad Social).  Leve cópia do DNI ou precária (se ainda estiver tramitando o DNI) ), seu certificado de residência, certidão de nascimento e RG para agilizar o processo.

Para tirar o CUIL, eu fui uns dias antes informar-me e no primeiro dia útil cheguei lá as 6h30 da manhã, com tinham me orientado. Levei comigo todas essas cópias que já comentei acima, apesar de pedirem somente precária e "partido" de nascimento. Fiquei na fila esperando abrir porque o atendimento inicia-se as 7h15. Recebi um pré atendimento as 7h35, onde informei que era Brasileira e queria tirar o CUIL, então ganhei uma senha. Recebi um segundo atendimento na "planta baixa" e me informaram para ir para o"primeiro piso". No segundo piso recebi mais dois atendimentos, fiquei lá mais duas horas porém recebi a constância de CUIL totalmente grátis. Eu não tenho DNI e tirei meu CUIL com o Certificado de Residência Precária e cédula de identidade.
Como meu marido é Argentino o CUIL também vai servir para eu entrar no convenio médico que ele tem. 
Fazer o CUIL antes de ter o DNI é uma forma de poder trabalhar apresentando precária e CUIL provisório.

ANSES/ASESORIA LEGAL- UDAT
Dirección: Rioja 1120
Localidad: Rosario
Teléfono: 4407901/4203200/4407903
Sitio web: www.anses.gob.ar


Outra forma mais simples, porém demorada (o meu demorou 1 ano) é esperar sair o DNI, que no seu verso já vem com o número do CUIL definitivo. Você só vai precisar entrar na página http://servicioswww.anses.gov.ar/ConstanciadeCuil2/Inicio.aspx e imprimir a constancia de CUIL.

Beijinhos, AnaeBerna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário