sábado, 28 de março de 2015

COMENDO E BEBENDO COM UM ARGENTINO

ü  O ASADO E O MATE

No Brasil a culinária é bem diversificada e as bebidas são variadas. 
No meu dia dia, acho que cozinhava bastante. De modo geral, no almoço ou no jantar, sempre tinha arroz, feijão, salada e carne. No café da manhã ou da tarde, para beber podia escolher café preto, café com leite, achocolatado, cappucino, chá, e combina-lo com suco, frutas ou tomar uma vitamina.

Esqueça a relação de restaurantes por quilo (self-service) as diversas comidas da Cidade de São Paulo ou o prato do dia acompanhado de salada ou fritas.

Aqui em Rosário as comidas e as bebidas são bem mais simples. 

Durante a semana o almoço do Rosarino em casa é uma combinação de duas coisas coisas: carne e salada, arroz e frango, purê de batata com almôndegas ou somente uma torta de legumes com atum.

E para almoçar em um restaurante, o cardápio do dia típico, geralmente é Milanesa de carne com batatas fritas.  O Menu do dia saí $33 pesos e com refrigerante e sobremesa fica em torno de $60 pesos. 

Domingos é dia de comer asado, conhecido por nós com churrasco, entretanto, tem suas particularidades, ou também pode ser o dia de comer massa, do tipo canelone, talharim e ravióli.



Em um asado básico aqui em Rosário, não pode faltar: costilla, vacío, chorizo e morcilla. O asado é feito na parrilla que é semelhante a nossa churrasqueira. Um bom asador (churrasqueiro) prepara o asado somente com lenha (pedaços de madeiras), porque a lenha dá um sabor todo especial a carne, mas tem alguns que utilizam carvão e lenha, e eu acho que fica saboroso do mesmo jeito. Entorno de 2 horas antes de servir o almoço, a carne tem que estar na parrilla, respeitando o tempo de cozimento de cada tipo de carne, para que quando a carne estiver toda assada, possa ser servida de uma vez na mesa, acompanhada de molho picante el chimichurri e salada. E para beber vinho! Alguns dos melhores vinhos estão na Argentina e você pode começar a provar e eleger o seu favorito a partir de $ 30,00 pesos!!!

Argentino sempre come pão com a comida, nunca pode faltar pão na mesa! E se come muita batata, mas muita batata por aqui, a diversos pratos feitos com batata!

A sobremesa geralmente é uma fruta natural ou em calda, salada de frutas ou flan.

A qualquer hora do dia e independente da estacão do ano o Argentino tem costume de tomar mate . O mate é uma bebida típica da Argentina, entretanto, encontrada também em Uruguay, Paraguay e Brasil. O mate é a infusão de água quente (não fervida) e folhas de erva mate secas e moídas, servida em um recipiente de mesmo nome com um canudo, geralmente compartilhada entre várias pessoas. O melhor recipiente é o Mate Calabaza (feito com a casca de abóbora). Eu prefiro tomar o mate, quando a erva ainda está forte com pouquinho de açúcar, mas a erva tem que ser do tipo suave como a Mate Amanda (embalagem vermelha), Mate Rosamonte (embalagem preta e amarela) e existe também a Mate CBSé (embalagem branca) que mais parece um chá, ideal para quem vai experimentar pela primeira vez. O mate cocido, também é comum, servido em xícara, prepara-se fervendo a erva com água e coando. Vale lembrar que o Argentino também bebe café, chá, leite e e suco!

No café da manha e da tarde tem sempre mate acompanhado de bolacha, alfajores, churros, bizcocho, ou facturas. Facturas são massas doces variadas, divinas, introduzidas pela imigração Europeia na Argentina, no qual a mais comum é medialuna e a minha predileta é cañoncito de dulce de leche. 
Diga sim, quando ouvir a expressão " ¿Vamos tomar la leche?" é mesma coisa que convidar uma pessoa para tomar café.
Prove essas delícias!!



Beijinhos, AnaeBerna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário